quinta-feira, 14 de julho de 2011

CCIABM realiza visitas a Divinópolis, cidade promissora de investimento em Moçambique

Embaixador de Moçambique no Brasil,
Exmo. Sr. Murade Isaac Murargy
A Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil Moçambique – CCIABM realizou, no dia 24 de junho, uma visita a cidade de Divinópolis/MG. O objetivo principal da visita da Diretoria da CCIABM, representada pelos Srs. Rodrigo Oliveira e Paulo Henrique Rage, foi viabilizar e fomentar a formação de laços econômicos e negociais entre empresários de Divinópolis e cidades vizinhas com Moçambique.
O subsecretário de Fomento Econômico da Prefeitura, Sr. José Elísio Batista, coordenou a visita e adiantou que a proposta do projeto será apresentada aos empresários da cidade durante Seminário titulado, “Oportunidade de Negócios em Moçambique”, o qual contará com a presença do Embaixador de Moçambique no Brasil, Exmo. Sr. Murade Isaac Murargy, na primeira quinzena de julho na sede da AMVI (Associação dos Municípios da região do Vale do Itapecerica – AMVI). Ainda de acordo com José Elísio, o Seminário é um marco na programação do Centenário da cidade e incluirá a proposta do Prefeito Sr. Vladimir Azevedo ao Embaixador de oportunizar os negócios com o país.
Dentro dessa política de intercâmbio de negócios, o Diretor Executivo Rodrigo Oliveira ressalta o fato de Brasil e Moçambique falarem a mesma língua, o que possibilita uma facilidade e competitividade de negócios para as empresas brasileiras ao entrarem no mercado moçambicano. “Os moçambicanos se espelham nos brasileiros quando enxergam o futuro”, destacou.
Ainda de acordo com o Diretor existe atualmente uma forte relação comercial entre os dois países, sendo que o Brasil atua mais como um país exportador e Moçambique como comprador de tecnologia, serviços e mercadorias brasileiras. Destaca também que Moçambique oferece a empresários estrangeiros, por meio do “Centro Promoção de Investimentos – CPI”, órgão moçambicano, a possibilidade de concessões, isenções fiscais e aduaneiras até mesmo a doação de terrenos.
Também como outra característica promissora de investimento em Moçambique, Rodrigo Oliveira afirma que de acordo com estudo da revista “The Economist” lançado em janeiro desse ano, Moçambique, na primeira década de 2000, teve a oitava taxa de crescimento econômico no mundo e a perspectiva para os próximos cinco anos é que tenha a quarta maior. “Moçambique está vivendo um boom econômico e grandes empresas brasileiras estão presentes como: Camargo Corrêa, Odebrecht, Andrade Gutierrez e outras. Também vale lembrar que o maior investimento da Vale fora do Brasil é em Moçambique onde ela conta sete mil funcionários”, declarou.
De acordo com o subsecretário da Prefeitura José Elísio, o projeto irá contemplar principalmente os empresários do setor vestuário/têxtil, moveleiro, siderúrgico, metalúrgico e de avicultura. As cidades vizinhas de Nova Serrana, Cláudio, Carmo do Cajuru, Perdigão, São Gonçalo do Pará, Pitangui e Itaúna serão convocadas para integrar o projeto junto aos empresários de Divinópolis. A proposta é que após o Seminário – que será aberto ao público – uma missão de empresários seja formada para visitar Moçambique com objetivo de conhecer as oportunidades de negócio do país. “Nós faremos o Seminário e estamos começando um processo que esperamos ser definitivo. Após o Seminário, geraremos compromissos de trabalhos conjuntos e parcerias. (…) Então a previsão é que em agosto ou setembro, façamos uma missão de empresários a Moçambique para consolidação desse processo” ressaltou José Elísio.
O subsecretário da Prefeitura, José Elísio, ressalta que o Seminário é um marco dentro da programação do Centenário e, além de oportunidade de negócios, o encontro está marcado pelo aspecto cultural. “O Prefeito pretende desenvolver com o Embaixador uma programação institucional e cultural nesse grande evento. Para a cidade é importante já que temos uma grande influência da cultura negra, inclusive com o Movimento Negro, que é o Mundi. E o prefeito Vladimir tem a proposta – que o Diretor Rodrigo levará para o Embaixador – que é estabelecer um vínculo de cidade irmã de Divinópolis em Moçambique”, destacou.

Fonte: CCIABM - Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário